Nesta quinta-feira (9), o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), foi agraciado com o Título de Cidadão de Manacapuru, em reconhecimento aos supostos serviços relevantes prestados ao município, conhecido como a “princesinha do Solimões”. A proposta partiu do vereador Wanderley Soares Barroso, ressaltando os alegados benefícios trazidos por Lima à localidade.
Contudo, a cerimônia não passou despercebida pelas vozes insatisfeitas dos servidores públicos do Estado, que expressaram seu descontentamento com a gestão de Wilson Lima. Apesar do anúncio, feito em dezembro de 2023, sobre a antecipação da segunda parcela do décimo terceiro e do pagamento adiantado de dezembro, muitos funcionários ainda aguardam o cumprimento da promessa até hoje.
“A valorização do servidor público certamente não é a prioridade deste governo”, essa frase foi dita pelo professor de história Marcos Alvarenga. Em entrevista ao portal de notícias Amazônia Press, ele falou um pouco sobre a insatisfação sentida pelos servidores públicos que aguardam pelo pagamento.
Além da espera pelo pagamento, os servidores também enfrentam defasagem salarial e de benefícios, corrigidos apenas pela inflação. Para Alvarenga, a valorização do servidor público parece não ser uma prioridade para o governo estadual.
“Desde 2020, tem sido uma tendência deste governo antecipar a primeira parcela do décimo entre maio e junho. Isso gera uma expectativa nos servidores, que planejam suas finanças com base nesse adiantamento, especialmente para despesas como presentes no Dia das Mães. Não basta o fato de nós servidores públicos do estado estarmos com os nossos salários e vale alimentação defasados e corrigidos pela inflação. A valorização do servidor público certamente não é a prioridade deste governo”, declarou.
A equipe de jornalismo do portal Amazônia Press entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado em busca de esclarecimentos mas, até o presente momento, não obtivemos respostas.
Comentários: