Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Segunda-feira, 27 de Maio de 2024
Portal
Portal

Economia

Taxa de desemprego fecha primeiro trimestre de 2024 em alta de 7,9%, diz IBGE

Número representa um aumento de 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, no entanto, índice está abaixo dos 8,8% registrados no mesmo período de 2023; desemprego atinge 8,6 milhões de pessoas

No Faro da Notícia
Por No Faro da Notícia
Taxa de desemprego fecha primeiro trimestre de 2024 em alta de 7,9%, diz IBGE
Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A taxa de desemprego no Brasil foi de 7,9% no trimestre encerrado em março, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), divulgada nesta terça-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O número representa um aumento de 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre anterior. No entanto, esse índice ainda está abaixo dos 8,8% registrados no mesmo período de 2023. O aumento da desocupação foi impulsionado pelo crescimento no número de pessoas em busca de emprego, que aumentou 6,7% em relação ao trimestre anterior.

Mesmo com a alta, o resultado do primeiro trimestre é o melhor para o período desde 2014 (7,2%). Outro fator que contribuiu para o aumento da taxa de desocupação foi a redução da população ocupada no país, que teve uma queda de 0,8% em comparação trimestral.

Publicidade

Leia Também:

Apesar disso, o número de trabalhadores com carteira assinada permaneceu estável em 38,0 milhões. O rendimento médio dos trabalhadores atingiu R$ 3.123, com um aumento de 1,5% no trimestre e de 4,0% em relação ao ano anterior.

Entre os diferentes setores econômicos, houve aumento no rendimento em atividades como transporte, armazenagem e correio, serviços domésticos e na categoria outros serviços. No entanto, a massa de rendimentos dos trabalhadores permaneceu estável em relação ao trimestre anterior.

A PNAD Contínua é o principal instrumento de monitoramento da força de trabalho no país, com uma amostra de 211 mil domicílios pesquisados a cada trimestre. Devido à pandemia de Covid-19, o IBGE implementou a coleta de informações da pesquisa por telefone a partir de março de 2020, com a volta da coleta presencial em julho de 2021. A próxima divulgação da PNAD Contínua Mensal, referente ao trimestre encerrado em março, está prevista para o dia 30 de abril.

Jovem Pan 
Comentários:
No Faro da Notícia

Publicado por:

No Faro da Notícia

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!