Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Segunda-feira, 27 de Maio de 2024
Portal
Portal

Política

Presidente da Aleam, Roberto Cidade coloca sede do Legislativo Estadual como posto de coleta de água potável para o Rio Grande do Sul

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) também se mobiliza para ajudar a população do Rio Grande de Sul, que enfrenta um desastre ambiental sem precedentes.

No Faro da Notícia
Por No Faro da Notícia
Presidente da Aleam, Roberto Cidade coloca sede do Legislativo Estadual como posto de coleta de água potável para o Rio Grande do Sul
Foto: Assessoria de Comunicação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) também se mobiliza para ajudar a população do Rio Grande de Sul, que enfrenta um desastre ambiental sem precedentes. O presidente da Casa, deputado estadual Roberto Cidade (UB), anunciou durante o Pequeno Expediente desta terça-feira, 7/5, que a sede do Parlamento Estadual será, até o próximo dia 14, um posto de coleta de água potável.

“O sofrimento dos nossos irmãos do Rio Grande do Sul comove a todos e, diante do racionamento de água, que já atinge 85% dos moradores de Porto Alegre, a Assembleia Legislativa do Amazonas se mobiliza. De hoje até o próximo dia 14 estaremos com um posto de coleta nesta Casa e, em seguida, enviaremos toda a arrecadação de água potável por via aérea. Estamos articulando com as companhias aéreas que estão fazendo o transporte gratuitamente e também com a Base Aérea de Manaus. Que nossa solidariedade possa se somar a tantas outras contribuições e que possamos amenizar esse momento de tanta tristeza para o povo gaúcho”, declarou.

O presidente lembrou que o foco é a água potável, mas o posto está aberto para receber outros tipos de doações. A operacionalização da campanha ficará a cargo da Diretoria de Assistência Social, que receberá as contribuições no hall Francisco de Queiroz, na entrada do prédio principal do Poder Legislativo.

Publicidade

Leia Também:

Segundo a diretora Karla Stald, a mobilização deve alcançar servidores e seus familiares, mas é extensivo à população em geral.

“Estaremos aqui de portas abertas recebendo doações até a próxima segunda-feira. Além da água potável, quem quiser pode doar também roupas, itens de higiene, fraldas, roupas íntimas novas, alimentos não perecíveis, roupas de cama e banho, ração animal, que são os itens mais pedidos pelas autoridades gaúchas, neste momento”, explicou a diretora.

Durante a sessão plenária, o deputado presidente apresentou, ainda, uma Moção de Solidariedade à população do Rio Grande do Sul. “Além de ajudar, efetivamente, com o envio de doações, esta Casa também presta solidariedade por meio de uma moção aos gaúchos. Peço aos nobres deputados que a moção, oriunda do nosso gabinete, seja assinada de forma conjunta para que todos nós possamos, juntos, prestar a nossa solidariedade”, disse.

Na abertura dos trabalhos parlamentares desta terça-feira, foi feito um minuto de silêncio em memória das vítimas fatais da tragédia no Rio Grande do Sul.

Números da tragédia

As fortes chuvas que afetam o Rio Grande do Sul desde a semana passada já afetam 1,3 milhão de pessoas e provocaram 90 mortes. Mais de 155 mil gaúchos estão desalojados e outros 48 mil estão em abrigos, de acordo com o último boletim da Defesa Civil.

Ainda conforme o boletim, divulgado nesta terça, 132 pessoas estão desaparecidas e 361 feridas. Cerca de 650 mil pessoas estão sem abastecimento de água e ao menos 451 mil pontos do Estado estão sem energia elétrica.

Comentários:
No Faro da Notícia

Publicado por:

No Faro da Notícia

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!