Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Domingo, 19 de Maio de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Saúde

Prefeitura intensifica serviços de saúde para alertar sobre riscos para hipertensão

Em continuidade à programação referente ao Dia Mundial de Combate à Hipertensão, comemorado em 17 de maio, a Prefeitura de Manaus intensificou a oferta de serviços e ações de educação em saúde, nesta sexta-feira, 10/5, na Unidade de Saúde da Família (USF) Deodato de Miranda Leão, no bairro Glória, zona Oeste da capital.

No Faro da Notícia
Por No Faro da Notícia
Prefeitura intensifica serviços de saúde para alertar sobre riscos para hipertensão
Fotos - Artur Barbosa/Semsa
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em continuidade à programação referente ao Dia Mundial de Combate à Hipertensão, comemorado em 17 de maio, a Prefeitura de Manaus intensificou a oferta de serviços e ações de educação em saúde, nesta sexta-feira, 10/5, na Unidade de Saúde da Família (USF) Deodato de Miranda Leão, no bairro Glória, zona Oeste da capital.

 

Durante o período da manhã, os usuários do estabelecimento de saúde tiveram acesso ampliado a consultas, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, palestras e rodas de conversa. A programação tem o objetivo de alertar sobre as consequências da doença crônica, que muitas vezes é silenciosa, e é agravada pelo excesso de peso e obesidade, ingestão exagerada e pelo sedentarismo. 

Publicidade

Leia Também:

 

A diretora da USF Deodato de Miranda Leão, Rosicley Bicharra, destacou que o evento foi um sucesso porque despertou o interesse da comunidade em conhecer mais sobre a hipertensão, uma doença crônica que para ser tratada depende do envolvimento do usuário.

 

"A hipertensão é uma doença crônica que pode ser tratada com hábitos alimentares, controle de situações de estresse e diminuição do sal na comida. São orientações transmitidas na nossa rotina pelos médicos, enfermeiros, pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), mas que neste período ganham reforço e isso ajuda muito os usuários a ficarem mais vigilantes com a própria saúde e também com a saúde das pessoas que fazem parte do seu convívio", acentuou a diretora.

 

Cuidado

 

Em sua palestra sobre o tema, a médica Elen Mônica Neves, que fez a apresentação na sala de espera da unidade, deu destaque aos cuidados a serem seguidos pelos jovens, principalmente os que têm pais com hipertensão. "Esses jovens precisam fazer medição da pressão pelo menos duas vezes por ano, sobretudo se o pai ou mãe têm a doença, porque o fator hereditário pode resultar em aumento da probabilidade de ter a doença", ensinou.

 

Os idosos também precisam redobrar a atenção, assegurou a médica, principalmente porque este é um mal silencioso e quando os sintomas aparecem o risco de haver prejuízo à saúde aumenta.

 

"Estas ações de sensibilização já fazem parte do cuidado continuado que temos com nossos pacientes, mas esta ação tem um caráter mais coletivo, o que é muito bom para enriquecer as discussões, esclarecer as dúvidas, fatores de risco e tratamento", informou.

 

O autônomo Raimundo Nonato de Souza, de 61 anos, descobriu que sofria de hipertensão e diabetes em 2008, quando um dedo do pé precisou ser amputado, fato que o alertou sobre o quanto ele precisava se responsabilizar pela saúde, seguindo o tratamento e comparecendo à   USF Deodato de Miranda Leão para ser acompanhado

 

"Hoje eu me cuido melhor Tenho mais cuidado com a minha alimentação, faço exercício. Essas programações são muito boas para alertar a gente porque a gente passa a ter mais conhecimento".

 

Além do Disa Oeste, as ações de sensibilização e fortalecimento dos serviços de saúde também já foram realizadas nas unidades de saúde dos Distritos de Saúde Norte e Sul. A programação prossegue na próxima terça-feira, 14/5, na USF Adana Viana, do Disa Rural.

 

-- -- --

Texto - Tânia Brandão/Semsa

Comentários:
No Faro da Notícia

Publicado por:

No Faro da Notícia

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
Portal
Portal

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!