Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Terça-feira, 16 de Julho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Geral

Prefeitura intensifica fiscalização em Zona Máxima de Restrição e registra aumento de 48% nesse tipo de infração

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), reforçou, na manhã desta quarta-feira, 13/3, uma operação de fiscalização na avenida Mário Ypiranga, localizada na zona Centro-Sul da cidade.

No Faro da Notícia
Por No Faro da Notícia
Prefeitura intensifica fiscalização em Zona Máxima de Restrição e registra aumento de 48% nesse tipo de infração
Fotos – Divulgação / IMMU
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), reforçou, na manhã desta quarta-feira, 13/3, uma operação de fiscalização na avenida Mário Ypiranga, localizada na zona Centro-Sul da cidade. Esta ação resultou na autuação de 11 caminhões que infringiram as regras da Zona Máxima de Restrição, circulando fora do horário permitido para este tipo de veículo. As notificações por este tipo de infração tiveram um aumento de 48,9%, somente nos dois primeiros meses deste ano comparado a 2023.

 

"Nossa missão é garantir a segurança e a fluidez do trânsito em Manaus, e isso inclui a fiscalização rigorosa do cumprimento das regras estabelecidas. A Zona Máxima de Restrição de caminhões é uma medida essencial para reduzir congestionamentos e aumentar a segurança nas vias mais movimentadas da cidade, especialmente em horários de pico", comentou Stanley Ventilari, diretor de Operações do IMMU.

Publicidade

Leia Também:

 

O balanço sobre o número de caminhões autuados por irregularidades de circulação na Zona Máxima de Restrição ao longo dos primeiros dois meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, mostra um crescente nesse tipo de infração. Em janeiro e fevereiro de 2023, foram registradas 49 autuações, enquanto que no mesmo período deste ano, o número subiu para 73, representando um aumento significativo de 48,9%.

 

"Este aumento nas autuações reflete tanto o nosso compromisso, reforçado com a fiscalização, quanto a necessidade contínua de conscientização entre os motoristas de caminhões sobre as regras de circulação. Estamos trabalhando arduamente para garantir que as regras sejam respeitadas e que as vias sejam mais seguras e menos congestionadas. Continuaremos nossos esforços para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida na cidade", afirmou Ventilari.

 

A prefeitura vem reforçando essa fiscalização para proporcionar mais segurança no trânsito e mobilidade urbana, e pede a colaboração dos motoristas de caminhões para que respeitem as normas estabelecidas, contribuindo assim para uma cidade mais segura e eficiente para todos.

 

Zona Máxima de Restrição

 

A zona máxima proíbe a circulação de veículos pesados nas avenidas Mário Ypiranga, Djalma Batista, Constantino Nery, Paraíba, Umberto Calderaro e mais 10 vias na área central da cidade.

 

Os veículos com Peso Bruto Total (PBT) acima de oito toneladas são restritos de circular das 6h às 9h e das 17h às 20h. Para veículos com PBT acima de 16 toneladas, a restrição é aplicada no intervalo das 9h às 17h. Essa restrição funciona de segunda a sexta-feira.

 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em veículos com dimensões ou cargas superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização é infração grave, equivalente a cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação, com multa no valor de R$ 195,23 e retenção do veículo.

 

Autorização

 

A circulação de caminhões nessas áreas, fora do horário estabelecido, só será autorizada após a emissão da Autorização Especial de Tráfego (AET). As empresas transportadoras ou proprietários de veículos pesados devem solicitar o documento no setor de Atendimento do IMMU, na avenida Urucará, nº 1.180, bairro Cachoeirinha, zona Sul, das 8h às 14h.

 

Os argumentos apresentados serão analisados pela Diretoria de Engenharia, que poderá acatar ou não o pedido. O documento tem prazo de validade e deve ser renovado após expirar a autorização de circulação.

 

-- -- --

Texto – Marcelo Lima / IMMU

Comentários:
No Faro da Notícia

Publicado por:

No Faro da Notícia

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
Portal
Portal
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!