Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Domingo, 19 de Maio de 2024
Portal
Portal

Geral

Prefeitura de Manaus e Ministério Público iniciam projeto 'Escola em Paz'

A Prefeitura de Manaus, em parceria com o Ministério Público do Amazonas (MP-AM), iniciou, nesta quarta-feira, 17/4, o projeto "Escola em Paz".

No Faro da Notícia
Por No Faro da Notícia
Prefeitura de Manaus e Ministério Público iniciam projeto 'Escola em Paz'
Fotos - Eliton Santos/ Semed
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Prefeitura de Manaus, em parceria com o Ministério Público do Amazonas (MP-AM), iniciou, nesta quarta-feira, 17/4, o projeto "Escola em Paz". A ação vai acontecer durante todo o ano letivo em unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com maior vulnerabilidade, indicadas pelas Divisões Distritais Zonais (DDZs).

O projeto tem o objetivo de promover a socialização da vivência da metodologia da Justiça Restaurativa no âmbito escolar para viabilizar a cultura da paz nas relações interpessoais dentro da escola. A escola municipal Divino Pimenta Faleiros, no Jorge Teixeira, da DDZ Leste 2, foi a primeira a receber o projeto.

A ação acontece por meio de círculos de conversa com duração de 2 horas, em que é abordado temas relevantes do convívio e vivências dos estudantes, com o intuito de oportunizar momentos de reflexão, diálogo e motivar mudanças comportamentais diante de conflitos vivenciados. Os alunos participaram de uma atividade pedagógica na quadra esportiva da unidade e ao final assinaram um termo de compromisso com o projeto. 

Publicidade

Leia Também:

"Esse diálogo na escola é muito importante para trazer a paz, acabar com a violência na escola, xingamentos e tornar nosso ambiente escolar muito mais agradável, seguro e melhorar o nosso convívio, entre alunos e professores dentro e fora da sala de aula", afirmou o aluno, Alecksander Barbosa, 12, do 7º ano.

As escolas selecionadas pelas DDZs recebem orientação prévia do Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi) da Semed, com a participação dos gestores e alunos. Para a gestora da unidade de ensino, Lídia Mara da Silva, o projeto é muito importante para que a cultura da paz seja implantada nas escolas. "Trabalhar a cultura de paz com os alunos e agora incluir os professores, é muito importante já que eles convivem muito mais tempo com os estudantes e conhecem bem a necessidade de cada um, e a comunicação entre eles deve ser muito clara para evitar qualquer conflito", mencionou a gestora.

Já para a procuradora de Justiça do MP e coordenadora do projeto, Anabel Mendonça, a parceria entre Prefeitura e Ministério Público vai fomentar a cultura de paz na sociedade. "Essa parceria entre Prefeitura e Ministério Público vai fomentar a cultura de paz por meio da comunicação entre os envolvidos, evitando conflitos maiores ou desnecessários, que poderiam ser resolvidos simplesmente com uma conversa", explicou Anabel.

 

— — —
Texto - Érica Marinho/ Semed

Comentários:
No Faro da Notícia

Publicado por:

No Faro da Notícia

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!