Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Segunda-feira, 27 de Maio de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Geral

Prefeitura atende pessoas em situação de vulnerabilidade no primeiro dia do 'Registre-se'

No primeiro dia da Semana Nacional do Registro Civil – "Registre-se", a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), ofertou serviços às pessoas em situação de rua.

No Faro da Notícia
Por No Faro da Notícia
Prefeitura atende pessoas em situação de vulnerabilidade no primeiro dia do 'Registre-se'
Fotos - Diego Lima / Semasc
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

No primeiro dia da Semana Nacional do Registro Civil – "Registre-se", a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), ofertou serviços às pessoas em situação de rua. A ação realizada nesta segunda-feira, 13/5, no Centro de Convenções Vasco Vasques, teve como objetivo regularizar a situação documental dessas pessoas de forma ágil e eficaz.

 

A iniciativa acontece em todo o país, sob coordenação das corregedorias-gerais dos tribunais de Justiça. No Amazonas, a ação acontece em Manaus e em três municípios do interior: Barcelos, Benjamin Constant e Tabatinga. Ao todo, 55 instituições e órgãos parceiros vão oferecer diversos serviços até sexta-feira, 17/5, atuando para assegurar o direito básico do cidadão que é obter o registro civil.

Publicidade

Leia Também:

 

Além da emissão de documentos, como RG e CPF, e o atendimento do Cadastro Único da Semasc, as pessoas em situação de rua também estão recebendo orientações sobre seus direitos e os serviços disponíveis para auxiliá-los em sua reintegração social.

 

"A Semasc tem entre as suas unidades destinadas a esse público, o Centro Pop, o Serviço de Acolhimento Institucional Amine Daou e o abrigo Gecilda Albano, além das Cozinhas Comunitárias e restaurantes 'Prato do Povo', que têm, entre seus usuários, as pessoas em situação de rua. Estamos comprometidos em promover a inclusão e a cidadania plena para todos os cidadãos de Manaus, independentemente de sua condição socioeconômica. Essa ação é apenas o começo de um esforço contínuo para garantir que cada pessoa tenha acesso aos seus direitos fundamentais", declarou a subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos, Graça Prola.

 

Entre os dias 6 e 8 de maio, as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social realizaram abordagens na praça dos Remédios com o objetivo de identificar as demandas das pessoas em situação de rua que ficam no local. Na ocasião, foram identificados 15 usuários que apresentaram interesse em acolhimento, demandas de saúde e documentação. Nesta segunda-feira, oito usuários foram conduzidos até o evento para emissão dos documentos.

 

"A Semasc mobilizou equipes para abordar e prestar atendimento a essas pessoas, proporcionando-lhes a oportunidade de regularizar sua situação civil. Para muitos, essa foi uma oportunidade única de serem reconhecidos oficialmente como cidadãos, o que representa um passo significativo para a inclusão social e o exercício pleno de seus direitos", declarou a gerente do Serviço de Abordagem, Clícia Simone.

 

Valcicley Santos foi uma das pessoas beneficiadas com o atendimento. "Gostei muito dessa ação que fizeram aqui hoje. Há muito tempo que eu estava precisando dos meus documentos e já tirei RG, CPF, Certidão. Fico muito grato pela prefeitura ter me ajudado", finalizou.

 

Até quarta-feira, 15/5, o "Registre-se" fará atendimento direto ao público e, nos dias 16 e 17, para resolução de casos específicos.

 

Sobre o Registre-se

 

A Semana Nacional do Registro Civil - Registre-se é uma iniciativa nacional que visa facilitar o acesso à documentação básica para todos os cidadãos brasileiros. Durante toda a semana, diversas atividades são realizadas em todo o país, para promover a importância do registro civil e garantir que ninguém seja excluído dos serviços essenciais por falta de documentação.

 

----

Texto - Leonardo Fierro / Semasc

Comentários:
No Faro da Notícia

Publicado por:

No Faro da Notícia

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
Portal
Portal
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!