Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Terça-feira, 18 de Junho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Policial

Operação Caminhos Seguros prende 34 pessoas e atende mais de 300 vítimas

Durante a operação foram realizadas ações educativas, preventivas e de repressão aos crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes

No Faro da Notícia
Por No Faro da Notícia
Operação Caminhos Seguros prende 34 pessoas e atende mais de 300 vítimas
Fotos: Divulgação/SSP-AM
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Mais de 21 crianças e adolescentes em situação de exploração sexual resgatadas, 378 outras vítimas atendidas e 34 suspeitos presos. Esses são alguns dos resultados alcançados pela operação Caminhos Seguros. A ação foi deflagrada entre os dias (02/05) a (20/05) pelas Forças de Segurança e órgãos que integram a rede de proteção de crianças de adolescentes, no Amazonas.

 

Durante os 18 dias de operação, foram realizadas ações educativas, preventivas e de repressão aos crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes. As atividades, também, contaram com a realização da Central Integrada de Fiscalização (CIF), com foco em motéis e pousadas irregulares.

Publicidade

Leia Também:

 

A delegada titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), Joyce Coelho, ressaltou o êxito na operação que foi deflagrada na capital e interior do Amazonas.

 

"O Amazonas fecha essa operação que durou cerca de 20 dias com todos os órgãos fazendo a sua parte, exercendo a sua função mais uma vez. O estado só tem a ganhar com essa integração e a gente alavanca ainda mais a bandeira contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, seja informando, identificando os pontos vulneráveis e, também, verificando alguns problemas existentes nesse enfrentamento para que no ano que vem possamos nos preparar para uma operação ainda melhor", disse a delegada.

 

Durante todo o período da operação, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), registrou um total de 262 Boletins de Ocorrência (BOs), teve 64 inquéritos policiais concluídos com autoria e materialidade e registrou 45 Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO).  

 

Exames Periciais

Para fornecer provas técnicas sobre a existência de lesões físicas, a presença de material genético do suspeito e outros vestígios que possam colaborar com o relato da vítima, o Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), registrou durante a operação cerca 89 exames periciais, sendo 29 por lesão corporal e 60 por violência sexual.

 

Conscientização

Com o objetivo de alertar pais, responsáveis e públicos em geral, a operação também contou com a integração das equipes de psicólogos e assistentes sociais dos órgãos que integram a Rede de Proteção. Em conjunto, realizaram mais de 90 palestras em escolas e abordagens e ações de panfletagem nas principais avenidas de Manaus. No total, mais de 7 mil pessoas foram alcançadas com as atividades.

 

Integração

Além dos servidores da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) a operação contou com o efetivo das polícias Civil e Militar; do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM); da Polícia Federal (PF); da Polícia Rodoviária Federal (PRF); da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES); da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS); o Juizado da Infância e da Juventude Infracional do Tribunal de Justiça do Amazonas (JIJI/TJAM); a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc); da Secretaria Estadual De Assistência Social; a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur); da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE); do Ministério Público do Trabalho (MPT); do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc); da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa); da Secretaria Municipal De Segurança Pública e Defesa Social (Semseg); da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); o Conselho Tutelar e Visa Manaus.

 

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM)

Comentários:
No Faro da Notícia

Publicado por:

No Faro da Notícia

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
Portal
Portal

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!