Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Quinta-feira, 13 de Junho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Saúde

Ministério da Saúde afirma que alergia à vacina da dengue atinge menos de 0,01% dos imunizados

Pasta contabilizou 16 ocorrências graves em um universo de 365 mil doses aplicadas

No Faro da Notícia
Por No Faro da Notícia
Ministério da Saúde afirma que alergia à vacina da dengue atinge menos de 0,01% dos imunizados
Foto: Reprodução/Internet
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O órgão de Saúde Pública identificou no mínimo 16 ocorrências de indivíduos que apresentaram alergia severa após receberem a vacina contra a dengue. Não houve óbitos. Essa informação está presente em um relatório elaborado pelos comitês encarregados de aconselhar o departamento em temas relacionados à imunização.

Conforme a ministra da Saúde, Nísia Trindade, as reações foram observadas em uma amostra de 365 mil doses administradas. Isso equivale a 0,00004% dos imunizados, e não há razão para alarme, assegurou a ministra. “Nossa equipe técnica está unânime de que os benefícios superam amplamente os riscos”, afirmou nesta sexta-feira (8).

Diante desse cenário, foram emitidas recomendações para as autoridades de saúde municipais e estaduais. A principal delas é realizar observação por 30 minutos após a vacinação para aqueles com histórico alérgico e por 15 minutos para os demais vacinados, independentemente da dose.

Publicidade

Leia Também:

Em situações de reações não graves de hipersensibilidade após a primeira aplicação, segundo o comunicado técnico, a unidade de saúde deve conduzir avaliação clínica caso a caso para considerar a possibilidade de administração assistida da segunda dose.

Para outras vacinas após a da dengue, a orientação é aguardar um intervalo. Para vírus inativado, pode-se aplicar após 24 horas, enquanto para vacinas de vírus atenuado, deve-se esperar quatro semanas.

Conforme o documento, é imperativo “reforçar a adesão ao protocolo de manejo de casos de hipersensibilidade e anafilaxia nas instituições de saúde que realizam vacinação”.

Casos confirmados

O Ministério da Saúde já contabilizou 1.318.336 casos suspeitos de dengue em todo o Brasil. Até o momento, 343 pessoas perderam a vida, e outros 775 óbitos estão sob investigação.

Proporcionalmente à população, o Distrito Federal mantém a mais alta incidência da doença, com 121.433 casos.

AMPOST 

Comentários:
No Faro da Notícia

Publicado por:

No Faro da Notícia

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
Portal
Portal
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!