Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Terça-feira, 16 de Julho de 2024
Portal
Portal

Geral

Ibama orienta comunidade do Amazonas sobre manejo de pirarucu

Indígenas, ribeirinhos e manejadores foram orientados sobre os procedimentos legais

No Faro da Notícia
Por No Faro da Notícia
Ibama orienta comunidade do Amazonas sobre manejo de pirarucu
Fonte: Ibama-AM 
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Brasília (18/03/2024) - Responsável pela emissão de autorizações da pesca manejada do pirarucu (Arapaima gigas) no estado do Amazonas, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fez uma série de reuniões com representantes de comunidades manejadoras, para passar orientações sobre a fiscalização da pesca ilegal do animal. Nesses encontros foram transmitidos os aspectos técnicos do manejo e as sanções, além de haver capacitações dos comunitários e esclarecimentos de dúvidas dos ribeirinhos e indígenas sobre o manejo do pirarucu no município de Jutaí. 

Participaram das reuniões, além do Ibama, o Instituto de desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), a Secretária do Meio Ambiente de Jutaí, as associações de pesca, os manejadores locais, ribeirinhos e indígenas. 

O manejo do peixe em Jutaí ocorre em 165 lagos de 37 comunidades, 427 famílias e 1.351 pessoas estão envolvidas no uso sustentável de 4.147 pirarucus, seguindo a cota autorizada pelo Ibama e conforme o relatório apresentado pelas comunidades. Foram capturados 75% da cota de 5.516 peixes, gerando renda de R$ 1,27 milhão com a comercialização. 

Publicidade

Leia Também:

“A atividade tem se mostrado promissora para a conservação da espécie, pois vem aumentando nos ambientes a cada ano do manejo, que exige não só o uso, mas a proteção dos lagos contra invasores. Da mesma forma, é oportunidade de renda, segurança alimentar e cidadania para as comunidades envolvidas”, afirmou o superintendente do Ibama no estado do Amazonas, Joel Araújo. 

Proteção 

A espécie é protegida pela Instrução Normativa nº 34 de 2004, que proíbe a pesca anual do pirarucu na Bacia Amazônica, no período de 1º de dezembro a 31 de maio. Já a Instrução Normativa nº 1, de junho de 2005, proíbe a pesca, o transporte, a armazenagem e a comercialização do pirarucu em todo o estado, durante o período de 1º de junho de a 30 de novembro. 

A mesma I.N. possibilita a pesca manejada autorizada pelo Ibama. A Portaria Ibama n° 8, de 2 de fevereiro de 1996, restringe a captura da espécie ao tamanho mínimo de 150 centímetros. 

O pirarucu é uma espécie constante da Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES), o que restringe a sua exportação. 

 

Assessoria de Comunicação do Ibama

Comentários:
No Faro da Notícia

Publicado por:

No Faro da Notícia

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!