Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Domingo, 19 de Maio de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Geral

Ibama busca apoio da Suframa em ações de gestão da Fauna que envolvam bioeconomia e conservação no AM

Iniciativa tem como objetivo expor os projetos de sustentabilidade ambiental para obtenção de apoio da Suframa em relação a incentivos fiscais, interlocução com empresas do PIM

No Faro da Notícia
Por No Faro da Notícia
Ibama busca apoio da Suframa em ações de gestão da Fauna que envolvam bioeconomia e conservação no AM
Foto: Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Iniciativa tem como objetivo expor os projetos de sustentabilidade ambiental para obtenção de apoio da Suframa em relação a incentivos fiscais, interlocução com empresas do PIM e agências de financiamento, além da execução de projetos em PD&I. 

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apresentou à Suframa, nesta terça-feira (7), na sede da Autarquia, quatro linhas de atuação na gestão da Fauna no Amazonas. O encontro teve como objetivo abordar possibilidades de colaboração em atividades com integração da bioeconomia,  sustentabilidade e conservação ambiental, bem como obter apoio da Suframa para incentivos fiscais e parceria em projetos, interlocução com as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e agências de financiamento, além da execução de projetos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com a sugestão de participação do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA). 

Pioneiro na Amazônia e completando 25 anos em 2024, o manejo do pirarucu no Amazonas foi um dos principais temas abordados durante a apresentação. O superintendente do Ibama, Joel Bentes Araújo Filho, destacou a importância do manejo desse peixe amazônico para a bioeconomia, ressaltando os esforços para garantir a pesca controlada da espécie através do manejo autorizado, que enfrentou riscos de extinção nos anos 1990. O manejo do pirarucu envolve 407 comunidades, 3.363 famílias e 5.403 pescadores, alcançando um faturamento bruto de R$ 19,8 milhões no ano passado. 

Publicidade

Leia Também:

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, enfatizou a necessidade de industrialização do pescado no interior do Estado, não se limitando apenas ao pirarucu, mas também incluindo outros produtos. “Essa iniciativa do Ibama não apenas agrega valor aos produtos locais, mas também contribui para a preservação da floresta e proporciona oportunidades de renda para as comunidades”, frisou Saraiva. 

Atualmente, o Amazonas conta com cerca de 50 iniciativas de manejo do pirarucu, com perspectivas de expansão para outros Estados. O Ibama propôs que as empresas do PIM invistam em projetos, adquirindo produtos das unidades legalizadas no manejo do pirarucu e atuem como parceiras dos manejadores. Dessa forma, as empresas estariam contribuindo para o uso sustentável do pescado e promovendo uma marca amazônica por meio do pescado.
Também foram apresentadas três outras linhas de atuação desenvolvidas pelo Ibama, na tentativa de viabilizar o apoio da Suframa e empresas do PIM: o Programa Quelônios da Amazônia (PQA-AM), ações do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas-AM) e a Educação Ambiental (EEA-AM). 

Participaram da reunião a coordenadora do projeto Pé-de-Pincha da Ufam, Midian Salgado, o coordenador de Governança Territorial e Sociobioeconomia do Instituto Juruá, Eduardo Muhlen, e o chefe do Núcleo de Biodiversidade e Florestas (Nubio) do Ibama-AM, Jadson Oliveira 

Estiveram presentes, pela Autarquia, os superintendentes-adjuntos Executivo, Frederico Aguiar, e de Projetos, Leopoldo Montenegro. “A interação e alinhamento institucional entre Suframa e Ibama é essencial para promover a sustentabilidade e o desenvolvimento socioeconômico na região amazônica”, salienta o superintendente da Suframa. 

Categoria 

Empresa, Indústria e Comércio 

Tags: Suframa Ibama Manejo Fauna Silvestre Pirarucu PIM 

Fonte: ASCOM SUFRAMA 

A matéria foi publicada no site da Superintendência: https://www.gov.br/suframa/pt-br/publicacoes/noticias/ibama-pede-apoio-a-suframa-na-implementacao-de-programa-de-manejo-de-fauna-silvestre 

Entre no grupo do ibama:
https://chat.whatsapp.com/LFsrl8VeAxKHecZxNu2JYR

Comentários:
No Faro da Notícia

Publicado por:

No Faro da Notícia

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
Portal
Portal

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!