Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Terça-feira, 23 de Julho de 2024
Portal
Portal

Geral

Em enfrentamento à estiagem, MPAM expede recomendações para Canutama

Município se junta a Benjamin Constant, São Gabriel da Cachoeira, Atalaia do Norte e Manacapuru, no controle de preços de itens essenciais e campanhas de conscientização, além de outras medidas

No Faro da Notícia
Por No Faro da Notícia
Em enfrentamento à estiagem, MPAM expede recomendações para Canutama
Foto: Alex Pazuello/Secom
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Diante da previsão de estiagem severa para este ano em comparação a 2023 pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Canutama é mais um município amazonense a receber recomendações do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 1ª Promotoria da cidade.

A ação levou em consideração a Lei nº 12.609/2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), prevendo como dever de todos os entes federados a adotar medidas necessárias à redução dos riscos de acidentes e desastres.   

“Conforme o acompanhamento diário da redução do nível do Rio Purus em velocidade alarmante pela Defesa Civil estadual, o MPAM considerou a necessidade de ações preventivas em etapa de pré-desastre com o objetivo de amenizar os desastres monitorando todos os cenários de risco", afirmou a promotora de Justiça Maria Cynara Rodrigues Cavalcante. 

Publicidade

Leia Também:

Na medida, a promotoria expediu a convocação da reunião do Gabinete de Gestão Institucional (GCI), a fim de deliberar a urgência da ativação do Plano de Contingência (Plancon/2024), fazendo um levantamento dos preços atuais de água, alimentos e medicamentos a fim de possibilitar o controle de abusos durante o período da estiagem. 

As recomendações do MPAM são direcionadas aos secretários de Meio Ambiente, Saúde e Educação, para que iniciem campanhas de conscientização voltadas ao uso racional do uso de água, a não utilização de queimadas em domicílios localizados na região urbana e rural, o planejamento de atuação em relação ao crescimento de casos de problemas decorrentes da inalação da fumaça, além de garantia de fornecimento de água e merenda escolar para as unidades de ensino.  

Todas as recomendações emitidas pela promotoria têm um prazo de 10 dias para que sejam prestadas informações sobre o acatamento, conforme os termos do art. 27 da Lei nº 8.625/93, salientando que, se necessário, o Ministério Público tome as medidas judiciais que assegurem o cumprimento recomendações em eventual omissão aos direitos da população.  

Atuação do MPAM em outros munícipios 

A partir de junho de 2024, o MPAM emitiu recomendações similares aos municípios de Benjamin Constant, São Gabriel da Cachoeira, Atalaia do Norte e Manacapuru, que incluem o controle de preços de itens essenciais e campanhas de conscientização, preparando a população para o enfrentamento do período da estiagem.

...
Texto: Ramon Oliveira 

Comentários:
No Faro da Notícia

Publicado por:

No Faro da Notícia

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!