Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Segunda-feira, 27 de Maio de 2024
Portal
Portal

Geral

Campanha Abril Verde é encerrada com ação educativa na UBS Mansour Bulbol

Encerrando a campanha Abril Verde, que chama a atenção da sociedade sobre a importância de práticas que mantenham a saúde e segurança no ambiente de trabalho, o Distrito de Saúde (Disa) Oeste

No Faro da Notícia
Por No Faro da Notícia
Campanha Abril Verde é encerrada com ação educativa na UBS Mansour Bulbol
Fotos - Divulgação / Semsa
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Encerrando a campanha Abril Verde, que chama a atenção da sociedade sobre a importância de práticas que mantenham a saúde e segurança no ambiente de trabalho, o Distrito de Saúde (Disa) Oeste, da Prefeitura de Manaus, promoveu, na manhã desta terça-feira, 30/4, uma ação educativa na Unidade Básica de Saúde (UBS) Mansour Bulbol, no bairro Alvorada, zona Oeste.

 

A programação, que contou com o apoio da Divisão do Centro Regional de Saúde do Trabalhador (Divcerest), incluiu palestra na sala de espera para os pacientes da UBS, distribuição de material educativo e blitz com abordagem de moradores e comerciantes nas ruas do entorno da UBS.

Publicidade

Leia Também:

 

De acordo com a técnica responsável pela Política de Saúde do Trabalhador no Disa Oeste, enfermeira Maria José Alves Dias, a campanha Abril Verde deste ano abordou o tema "Trabalhador Informado é um Trabalhador Seguro", com as UBSs realizando ações educativas para conscientizar trabalhadores e empregadores sobre a importância de medidas de prevenção aos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

 

"Também foi destacado durante a campanha a importância de que as unidades de saúde realizem a notificação dos casos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. É a partir das informações levantadas nas fichas de notificação que será possível criar políticas públicas voltadas para a saúde do trabalhador", ressaltou Maria José.

 

Para a cuidadora de idosos Rita de Cássia Matos Alencar, que estava na UBS Mansour Bulbol durante a ação de saúde, a divulgação de informações sobre o tema é essencial, para que o trabalhador possa cuidar da própria saúde e para cuidar das outras pessoas no local de trabalho.

 

"Eu não tenho casos de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho, mas conheço uma pessoa próxima que já sofreu acidente de moto no trabalho e outra que sofreu uma lesão na coluna por ter que fazer muita força trabalhando. Então, existe a preocupação e acho que devem ser realizadas mais ações educativas para informar a população, com palestras em escolas, comércios e indústrias, porque ainda falta informação", apontou Rita de Cássia.

 

Campanha

 

A campanha Abril Verde é realizada também em alusão ao dia 28 de abril, data que marca o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde 2003, lembrando o dia 28 de abril de 1969, quando 78 trabalhadores morreram em uma explosão em uma mina no Estado norte-americano da Virgínia.

 

Além dessa data, a campanha ainda é uma referência ao Dia Nacional da Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade da Vida (5/4), Dia Mundial da Saúde (7/5) e Dia Nacional de Memória das Vítimas de Acidente Relacionado ao Trabalho (28/4).

 

-- -- --

Texto - Eurivânia Galúcio / Semsa

Comentários:
No Faro da Notícia

Publicado por:

No Faro da Notícia

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!