Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Terça-feira, 18 de Junho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Política

Brena Dianná reitera a solicitação para tornar Parintins um polo de artesanato no baixo Amazonas

Vereadora ressalta importância de valorizar o talento dos artesãos durante e após o Festival Folclórico de Parintins

No Faro da Notícia
Por No Faro da Notícia
Brena Dianná reitera a solicitação para tornar Parintins um polo de artesanato no baixo Amazonas
Foto: Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta segunda-feira (03/06), na Câmara Municipal de Parintins, a vereadora e pré-candidata à prefeita, Brena Dianná, destacou a importância do mês de junho, período do Festival Folclórico de Parintins, onde muitos empregos diretos e indiretos são gerados. Exaltou o talento dos artesãos parintinense e voltou a citar a indicação de um projeto de sua autoria para tornar a cidade um polo artesanal na região do baixo Amazonas.

Brena conhece profundamente os problemas enfrentados por todos os que vivem da cultura porque durante uma década representou um dos itens do festival, acompanhando de perto as dificuldades dos irmãos parintinenses. “O mês de junho é um dos mais esperados em Parintins, uma vez que é um momento de muita celebração. Devido a isso, precisamos valorizar mais a nossa cultura e os nossos artistas. O artesanato é uma forma de gerar emprego para que a população possa ter uma fonte de renda digna para o sustento de suas famílias. Inclusive, essa é uma indicação que fazemos desde o primeiro mandato. E novamente deixamos aqui a recomendação para que as autoridades competentes possam olhar com mais carinho e a devida atenção para esses profissionais que propagam a nossa cultura e que sofrem durante os demais meses do ano por não haver formas de geração de emprego.  A nossa economia deve ser fomentada o ano todo”, declarou Brena Dianná.

Segundo o Governo do Amazonas, a expectativa de público na ilha é de cerca de 120 mil visitantes em 2024 e a projeção de movimentação na economia local é ultrapassar os R$ 150 milhões, superando a estimativa de 2023, que foi de R$ 146,7 milhões. Diante disso, a parlamentar ressaltou uma reunião com o Secretário de Estado de Cultura, Marcos Apolo, onde teve como pauta as diversas ações e atividades nessa época do ano. “Reunimos com o secretário e falamos sobre o Festival de Parintins, associações, cooperativas, e clubes de mães, que são também artesãos que vendem seus produtos na época do Festival, porém com muita dificuldade. Com isso, a gente verifica que a nossa população precisa de incentivo, apoio, uma oportunidade para mostrar o seu talento e garantir o sustento da sua família. Aproveito para agradecer todos os parceiros e, em especial, o Governo do Amazonas que tem sido muito presente e muito parceiro em todos os aspectos”, pontuou Brena.

Publicidade

Leia Também:

Na oportunidade, a vereadora ressaltou que a parceria com o Governo do Estado vem rendendo bons frutos para a população que procura se qualificar profissionalmente para trabalhar durante o Festival. “Recentemente, realizamos um curso de maquiagem artística, onde mais de 100 pessoas foram beneficiadas. Mulheres, com idades a partir dos 18 anos tiveram a oportunidade de se capacitar nesse curso de maquiagem, promovido em parceria com a Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel). Queremos valorizar de fato a nossa cultura. Com essa atividade, os nossos profissionais parintinenses adquiriram conhecimentos, ferramentas para trabalhar, agora estão preparados para garantir uma renda extra durante o Festival  Folclórico de Parintins”, celebrou Brena Dianná.

Manutenção

A vereadora requereu que a Secretaria Municipal de Obras e Serviços (Semosp) limpe e faça a manutenção de diversos espaços públicos da cidade. “Solicito à secretaria para que faça as melhorias nas praças públicas de Palmares. Além disso, que também seja feita a limpeza e manutenção dos bueiros do bairro de Nazaré e São Vicente, além da remoção adequada dos resíduos sólidos, mais conhecidas como lixeiras viciadas que têm em vários pontos da nossa cidade”, frisou Brena Dianná.

A vereadora lembrou ainda que antes a coleta de lixo acontecia diariamente, mas atualmente ocorre de forma intervalada. “Além de não ter a coleta diária, também não tem lixeiras públicas nos bairros para que a população possa fazer o descarte adequado do lixo domiciliar. Com isso, a população cria com frequência as lixeiras viciadas. O poder público precisa tomar uma iniciativa de combater essas lixeiras viciadas. Uma das formas é disponibilizar as lixeiras contêineres. Pedimos o mínimo da Semosp, como voltar com a limpeza diária e contratar mais pessoas para fazer a limpeza da cidade, uma vez que estamos entrando na época do Festival Folclórico.  A população precisa que a limpeza pública aconteça durante o ano todo”, asseverou a vereadora.

Segurança no trabalho

Brena Dianná destacou também a importância de investir na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os trabalhadores que fazem a coleta de lixo na cidade. “Quem prestar o mínimo de atenção aos trabalhadores que realizam a coleta de lixo, vai perceber rapidamente que eles não utilizam os devidos EPIs, o que coloca em risco suas vidas, uma vez que estão em contato direto com lixos domiciliares e hospitalares. Isso é um desrespeito com essas pessoas e isso também é uma solicitação desde o nosso primeiro ano de mandato. Então, que seja oferecido o básico para garantir a devida segurança desses trabalhadores”, relembrou a vereadora. 

Obras públicas

Brena ressaltou o compromisso com a qualidade na construção de obras públicas, uma vez que já há espaços recém-inaugurados na cidade que começaram a apresentar prejuízos. “Essas obras são feitas com o dinheiro público. Devem ser tratadas com respeito, pois pais e mães de família pagam seus impostos com muita dificuldade. A gente fica triste, sim, de ver uma obra que foi inaugurada recentemente apresentando defeitos. Isso não pode acontecer com bens e patrimônios públicos porque tem dinheiro para fazer a manutenção desses espaços. E vale lembrar que são cobrados valores da nossa população com a justificativa de que aquilo é para a manutenção do espaço. Mas, a gente vê que o dinheiro não está sendo investido na devida manutenção que é para garantir o básico da segurança das pessoas nesses locais”, finalizou a vereadora.

Comentários:
No Faro da Notícia

Publicado por:

No Faro da Notícia

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
Portal
Portal
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!