Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Terça-feira, 23 de Julho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Geral

Brasil produziu quase 226 milhões de litros de cachaça em 2023

Minas, estado que tem a maior produção, bateu pela primeira vez na história o número de 500 alambiques

No Faro da Notícia
Por No Faro da Notícia
Brasil produziu quase 226 milhões de litros de cachaça em 2023
Foto: Reprodução
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Brasil produziu, em 2023, quase 226 milhões de litros de cachaça nos estabelecimentos que são registrados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A informação foi divulgada pela primeira vez neste ano e consta no Anuário da Cachaça 2024. A região Sudeste concentra o maior volume produtivo do país, com 177,5 milhões de litros da bebida. 

Minas Gerais é o maior produtor de cachaça do Brasil, mas o Mapa não indicou o volume da produção das cachaçarias mineiras. O estado, porém, superou a marca dos 500 estabelecimentos, sendo o primeiro estado do Brasil a bater essa marca na história. Atualmente, são 504 alambiques legalizados. 

Com o alto volume produtivo, as exportações da bebida somaram mais de US$ 20,2 milhões. A cifra representa um aumento de 0,7% no valor total das vendas ao exterior, conforme o Mapa, o maior montante da série histórica.

“O Brasil é a bola da vez para produtos de qualidade. Vamos trabalhar para fazer da cachaça, cada vez mais, um orgulho brasileiro”, destacou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, em nota publicada no site da pasta. 

Crescimento

Dados do Anuário também mostraram que o país encerrou o ano passado com 1.452 novas marcas registradas, um aumento de 16% em comparação a 2022. Ao todo, com os novos rótulos, o Brasil soma 10.526 marcas de cachaça. Também foram observados 935 novos registros de produtos e 88 novas cachaçarias. 

“Os dados são animadores. Apesar do cenário desafiador que o setor da Cachaça tem enfrentado nos últimos anos, eles demonstram uma certa resiliência no enfrentamento dessas dificuldades e, sobretudo, a relevância dos micro e pequenos produtores”, afirmou o presidente do Instituto Brasileiro da Cachaça, Carlos Lima.

O Tempo 

Publicidade

Leia Também:

Comentários:
No Faro da Notícia

Publicado por:

No Faro da Notícia

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
Portal
Portal

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!