Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Terça-feira, 16 de Julho de 2024
Portal
Portal

Política

Assembleia Legislativa realiza outorga da ‘Medalha do Mérito Legislativo Coronel Jorge Teixeira’

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, nesta segunda-feira (25/3), pela primeira vez, a outorga da “Medalha do Mérito Legislativo Coronel Jorge Teixeira”.

No Faro da Notícia
Por No Faro da Notícia
Assembleia Legislativa realiza outorga da ‘Medalha do Mérito Legislativo Coronel Jorge Teixeira’
Foto: Hudson Fonseca
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, nesta segunda-feira (25/3), pela primeira vez, a outorga da “Medalha do Mérito Legislativo Coronel Jorge Teixeira”.  A cerimônia, presidida pelo deputado Adjuto Afonso (UB), também celebrou os 60 anos do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).

A Medalha, regulamentada pela Resolução Legislativa nº 576, de 29 de outubro de 2014, de autoria do então deputado estadual Belarmino Lins, é uma honraria concedida em homenagem aos militares de carreira das Forças Armadas, Forças Auxiliares, e autoridades civis que, por dedicação, abnegação e capacidade profissional, tenham prestado bons serviços ao Amazonas e, em especial, ao Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), externou sua admiração pelo CIGS. O parlamentar lembrou que o Estado está na maior área de fronteira do país e que, se não fossem as Forças Armadas, a soberania do país seria afetada pelas inúmeras ameaças que nos rondam diariamente.

Publicidade

Leia Também:

“Essa proteção e esse resguardo são possíveis porque temos, entre nós, mulheres e homens corajosos e determinados a cumprir suas obrigações e ideais. Por seu compromisso, responsabilidade e amor à Pátria merecem nosso respeito e reconhecimento por meio da ‘Medalha Coronel Jorge Teixeira’”, enfatizou.

Representando os deputados do Poder Legislativo, a deputada Débora Menezes (PL) enfatizou o orgulho da instituição. “A missão dos militares é árdua e, muitas vezes, não reconhecida, mas estamos realizando estas homenagens. A entrega das placas diz muito do orgulho que temos de cada um de vocês. Eu, como filha de um guerreiro de selva, forjado no fogo, tenho muito orgulho desta instituição”, afirmou.

O comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA), general Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, falou do orgulho da instituição em ser reconhecida pela Assembleia. “Sentimo-nos imensamente prestigiados pela Aleam, que reconhece a atuação dos nossos guerreiros em prol da proteção e defesa do meio ambiente e da Amazônia”, avaliou.

Em nome dos homenageados, o coronel PM/AM, Osório Fonseca Neto, também agradeceu pelo reconhecimento. “Somos os primeiros homenageados e, por isso, agradeço pela distinção desta Casa e, certamente, os primeiros escolhidos têm seus méritos. Por isso, agradeço em meu nome e dos demais agraciados. Também gostaria de exaltar a figura do coronel Jorge Teixeira, responsável pela existência do curso de formação de guerra na selva que nos proporcionou fazer parte desta irmandade que nos fez irmãos”, declarou.

O deputado Comandante Dan (Podemos), um dos homenageados com a “Medalha Coronel Jorge Teixeira”, falou sobre a representatividade da outorga.

“Esta Sessão é uma homenagem merecida ao CIGS e às pessoas que por suas especialidades fazem com que a Amazônia esteja segura”, enfatizou. O parlamentar lembrou que o coronel Jorge Teixeira foi capaz de transpor desafios e, com isso, permitiu que estivessem reunidos para homenageá-lo.

Homenageados

Foram agraciados, nesta primeira outorga: o general de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, comandante do  Comando Militar da Amazônia (CMA); o professor Fabiano José Afonso, representado pelo 2º tenente de Infantaria Roberval Jovino Ribeiro; o coronel Otávio Júnior, chefe da Casa Militar da Aleam; o deputado estadual Dan Câmara (Podemos); o coronel EB Euclides Soljenitsin Araújo; o coronel PM/AM Osório Fonseca Neto; o coronel PM/AM Fabiano  Bó; o tenente-coronel EB Thales Alexandre Gomes Santiago; o major EB Alexandre da Silva Ferreira; o 1º tenente EB Ígor da Silva Garcia e o 1º sargento EB Ivan Lafite Cuin Baptista de Moraes.

Placas de homenagem também foram entregues ao general de Exército, Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA); o general de Divisão Flávio Alvarenga Filho, comandante da Divisão da 12ª Região Militar (12ª RM); o coronel Rui César, comandante do Batalhão de Infantaria da Selva 1º BIS; e o coronel de Infantaria Glaco Correia, comandante do Centro de Instrução de Guerra da Selva (CIGS).

Exposição

Uma exposição com inúmeros símbolos do CIGS foi montada, nesta segunda-feira, no hall da Assembleia Legislativa, para mostrar algumas iniciativas da instituição, ao longo destes 60 anos de existência.

Concursos de pintura, instituição do “Selo do CIGS”, a representação da onça-pintada, mascote da instituição, completavam uma pequena mostra dos feitos do Centro.

Comentários:
No Faro da Notícia

Publicado por:

No Faro da Notícia

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!