Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Segunda-feira, 27 de Maio de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Justiça

Amazonas - 26.ª edição da “Semana da Justiça pela Paz em Casa” registrou 1.188 audiências e 2.556 sentenças em processos que tratam de violência contra a mulher

Os dados foram disponibilizados nesta semana pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), do Tribunal de Justiça do Amazonas.

No Faro da Notícia
Por No Faro da Notícia
Amazonas - 26.ª edição da “Semana da Justiça pela Paz em Casa” registrou 1.188 audiências e 2.556 sentenças em processos que tratam de violência contra a mulher
Foto: Raphael Alves / Arq. 04/03/2024
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A 26.ª edição da “Semana da Justiça pela Paz em Casa”, realizada entre 4 e 8 de março deste ano, registrou 2.556 sentenças em processos e a realização de 1.188 audiências (de instrução e de justificação). Durante o período de esforço concentrado para agilizar o julgamento de processos de violência doméstica e familiar contra a mulher em todo o Estado, foram concedidas 176 Medidas Protetivas Urgência (MPUs) e homologadas 26 MPUs determinadas por autoridade policial.

A estatística consolidada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid/TJAM) do Poder Judiciário do Amazonas aponta, ainda, a realização de 10 sessões do Júri Popular, em processos cujas vítimas foram mulheres (homicídios ou feminicídios tentados ou consumados).

A desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo, ouvidora da Mulher e coordenadora da Cevid/TJAM, destacou o empenho das equipes envolvidas no período do mutirão para garantir o êxito na realização das audiências, dos julgamentos e das ações de acolhimento e orientação. “Mobilizamos 74 magistrados e 366 servidores que atuaram no atendimento à pauta com 1.227 processos. A equipe multidisciplinar realizou 292 atendimentos preliminares de acolhimento e de justificação, além de uma série de atividades de conscientização, levadas a escolas e outros espaços”, afirmou a desembargadora.

Publicidade

Leia Também:

Ação nacional

A “Semana Justiça pela Paz em Casa” é uma ação idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e realizada em todo o País pelos Tribunais de Justiça com a finalidade de garantir a efetividade da “Lei Maria da Penha” (Lei 11.340/06) e demais normativos que buscam combater a violência de gênero. O período de esforço concentrado é realizado em três edições anuais: em março, por ocasião do “Dia Internacional da Mulher” (08/03); em agosto, no período do aniversário de sanção da “Lei Maria da Penha” (07/08); e em novembro, em alusão ao “Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher” (25/11).

Considerando a orientação normativa, as próximas edições do evento ocorrerão de 19 a 23 de agosto e de 25 a 29 de novembro de 2024.

 

 

Sandra Bezerra

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

Comentários:
No Faro da Notícia

Publicado por:

No Faro da Notícia

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
Portal
Portal
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!