Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Terça-feira, 16 de Julho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Justiça

Águas de Manaus apresenta programa de expansão de esgotamento sanitário em seminário temático sobre igarapés da cidade

Recuperação de cursos d'água a partir de universalização do esgotamento foi um dos temas abordados em painel promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).

No Faro da Notícia
Por No Faro da Notícia
Águas de Manaus apresenta programa de expansão de esgotamento sanitário em seminário temático sobre igarapés da cidade
Foto: Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A transformação social proporcionada pelo saneamento básico, com mais saúde e qualidade de vida para a população, foi um temas apresentados pela Águas de Manaus durante o Seminário "Igarapés de Manaus: desafios da governança e preservação", realizado pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) via Escola de Contas Públicas (ECP) e Ministério Público de Contas (MPC). A concessionária também destacou o Trata Bem Manaus, programa de expansão do sistema de esgotamento sanitário na capital amazonense, e como esse trabalho pode auxiliar na recuperação dos igarapés da cidade.

O encontro foi realizado na manhã de quarta-feira (20), na sede do TCE, na Avenida Ephigênio Salles, bairro Aleixo. O evento contou com a exposição interativa e itinerante que reproduz a estrutura pioneira de saneamento no Beco Nonato, localizado no bairro da Cachoeirinha. O local foi a primeira comunidade de palafitas a ter acesso a água tratada, em um trabalho premiado pela ONU, e à coleta de esgoto. 

Durante o Seminário, um dos pontos apresentados pela concessionária foi o Trata Bem Manaus, programa de expansão dos serviços de esgotamento sanitário rumo à universalização em menos de dez anos. O programa, que contempla investimentos de aproximadamente R$ 2 bilhões, é resultado de uma série de estudos que consideraram as particularidades geográficas e dos corpos hídricos de Manaus. Além do esgotamento sanitário, o trabalho que resultou na universalização da distribuição e tratamento de água tratada, bem como os desafios para alcançar esse patamar, foram abordados.

Publicidade

Leia Também:

No painel da concessionária, também foi apresentado o trabalho pioneiro com a tarifa social, a partir da Tarifa Manauara e da Tarifa 10 - esta última, lançada há exatamente um ano, estabelece valor fixo de R$ 10 reais nas contas de água e esgoto. Juntas, as duas tarifas somam mais de 120 mil pessoas cadastradas na capital amazonense.

“Saneamento básico é um relacionamento constante com a comunidade, a partir da preocupação em levar dignidade e bem estar para as pessoas. Transformar uma cidade por meio do saneamento representa também a recuperação dos cursos d'água (rios e igarapés). É um sonho possível, e que tornará Manaus uma cidade com mais atrativos ao turismo e maior valorização imobiliária”, destacou o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro.

O evento é alusivo ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira (22). Além da concessionária, participaram dos painéis representantes das secretarias municipal e estadual de Meio Ambiente (Sema e Semmas), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e de movimentos da sociedade civil pela defesa do meio ambiente.

“Que este evento não seja apenas informativo, mas também sensibilizador, despertando a consciência da sociedade e dos gestores públicos para uma questão tão relevante e preocupante”, pontuou a conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins.

Comentários:
No Faro da Notícia

Publicado por:

No Faro da Notícia

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
Portal
Portal
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!