Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Terça-feira, 16 de Julho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Policial

Adaf apreende mais 7 toneladas de frutos com entrada proibida no Amazonas

Cargas de manga e pimenta de cheiro foram interceptadas na Barreira de Vigilância Agropecuária de Jundiá/RR

No Faro da Notícia
Por No Faro da Notícia
Adaf apreende mais 7 toneladas de frutos com entrada proibida no Amazonas
FOTOS: Divulgação/Adaf
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Ao longo do fim de semana, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) apreendeu 7 toneladas de frutos com trânsito proibido no Amazonas, devido ao risco de entrada da praga quarentenária mosca-da-carambola no território amazonense. No total, entre sexta-feira e sábado (14 e 15/06), foi barrado o ingresso no estado de dezoito toneladas de frutos hospedeiros da praga.

A interceptação das cargas aconteceu durante quatro operações distintas na Barreira de Vigilância Agropecuária (BVA) de Jundiá, no município de Rorainópolis, em Roraima.

Na manhã de sexta-feira (14/06), 11 toneladas de manga já havia sido apreendidas pela Adaf, na mesma BVA, durante fiscalização conjunta com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), Polícia Militar e Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz).

Publicidade

Leia Também:

À frente da Gerência de Defesa Vegetal (GDV) da Adaf, o engenheiro agrônomo, Sivandro Campos, afirma que a quantidade de frutos apreendidos e de veículos tentando ingressar com frutos proibidos acende um alerta para o risco econômico que o Amazonas vem correndo.

"A entrada da praga quarentenária mosca-da-carambola no Amazonas representa uma grave ameaça à economia local e do Brasil. A praga tem potencial para inviabilizar a fruticultura nacional e já está presente em Roraima, no Pará e no Amapá. A população precisa ser nossa parceira nessa vigilância", destacou.

Das sete toneladas de frutos tirados de circulação, seis toneladas tinham como origem a cidade de Boa Vista/RR e 960 quilos a cidade de Mucajaí/RR. Manaus era o destino de toda a carga apreendida.

A mosca-da-carambola ataca mais de 30 espécies, como manga, goiaba, tomate, acerola, pimenta-de-cheiro, laranja e carambola, entre outras.

 

Monitoramento

Desde abril de 2023, Roraima foi declarada pelo Mapa, por meio da Portaria nº 780, como área sob quarentena para a praga Bactrocera carambolae (mosca-da-carambola). Isso impede que o estado vizinho escoe frutos hospedeiros para outras unidades da federação.

No Amazonas, uma das estratégias de prevenção à mosca-da-carambola é o monitoramento de armadilhas tipo Jackson, nas cidades de Nhamundá e Parintins (distantes 383 e 369 quilômetros de Manaus, respectivamente). Trabalho que se soma à promoção de ações de Educação Sanitária e à realização de fiscalizações do trânsito de vegetais nas barreiras.

Qualquer suspeita sobre a existência da praga deve ser imediatamente comunicada à Adaf. Denúncias podem ser reportadas à GDV pelo AdafOuv no número (92) 99380-9174.

 

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf)

Comentários:
No Faro da Notícia

Publicado por:

No Faro da Notícia

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
Portal
Portal
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!