Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Terça-feira, 23 de Julho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Educação

Ações de educação de trânsito da Prefeitura de Manaus alcançam mais de 130 mil pessoas na cidade

Conhecimentos básicos sobre regras de trânsito já são suficientes para prevenir acidentes.

No Faro da Notícia
Por No Faro da Notícia
Ações de educação de trânsito da Prefeitura de Manaus alcançam mais de 130 mil pessoas na cidade
Fotos - Divulgação/IMMU
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Conhecimentos básicos sobre regras de trânsito já são suficientes para prevenir acidentes. Este é um dos trabalhos promovidos pela Prefeitura de Manaus, por meio do setor de Educação de Trânsito, do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), em escolas, empresas e órgãos públicos e privados, a fim de formar condutores e pedestres mais conscientes de seus direitos e deveres. 

 

Apenas entre janeiro e junho deste ano, a Divisão de Educação para o Trânsito do IMMU promoveu 119 atividades voltadas a ações lúdicas e informativas sobre trânsito. As atividades envolveram 64 atendimentos a comunidade, 35 implementações de projetos, além de 21 campanhas educativas, alcançando 133.460 pessoas.

Publicidade

Leia Também:

 

Entre as atividades promovidas no primeiro semestre deste ano, está a palestra realizada, em maio, pelo educador de trânsito Werrison Freitas sobre "Atualização da legislação para colaboradores". A palestra foi transmitida pela web e atingiu sedes da indústria Yamaha Motors de todo o país.

 

Outra atividade que chama atenção é o projeto "Trânsito na Escola" voltado a alunos de escolas da rede pública e particular de Manaus. A metodologia adotada pelo projeto foi desenhada para falar a linguagem das crianças, apresentando jogos lúdicos.

 

Brincadeiras que simulam situações reais de trânsito permitem que as crianças vivenciem e entendam a importância de comportamentos seguros, como a travessia segura nas faixas de pedestres, o respeito aos sinais de trânsito e a conscientização sobre os riscos nas vias. Além de jogos interativos, a simulação de travessia segura é um dos pontos fortes do projeto.

 

Uma novidade deste ano, foi o projeto que levou estudantes a conhecerem o funcionamento de uma empresa de ônibus. Na oportunidade, os alunos puderam tirar suas dúvidas com técnicos das empresas, tiveram informações sobre boa convivência no transporte público e ainda conheceram o funcionamento de áreas, como controle operacional e limpeza dos veículos.  

 

Em maio, a Educação para o Trânsito foi mais evidenciada por meio da campanha internacional "Maio Amarelo", voltada para reduzir vítimas de acidentes de trânsito. Em 2024, Manaus apresentou uma redução de 13% no número de vítimas fatais no mês de maio em relação ao mesmo período do ano passado.

 

A chefe da Divisão de Educação do IMMU, Hanara Souza, explicou a atuação do setor para prevenção de acidentes.

 

"Educação é um importante componente para reduzir sinistros de trânsito, por isso, o setor atua durante o ano todo atendendo pedidos da comunidade, escolas e empresas para levar nossas atividades onde forem solicitadas. Seja crianças ou adultos que trabalham com transporte, todos precisam ter acesso a informações e atualizações sobre as regras para manter um trânsito harmonioso e com respeito mútuo a todos. É importante ainda desenvolver, desde a infância, atitudes voltadas ao bem comum e ao comportamento seguro no trânsito", concluiu Hanara.

 

-- -- --

Texto - Álisson Castro/IMMU

Comentários:
No Faro da Notícia

Publicado por:

No Faro da Notícia

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
Portal
Portal

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!